top of page
desktop.jpg

Terra e Força
Essa coleção cápsula convida a refletir sobre o cuidado com a nossa terra através de símbolos que representam o Rio Grande do Sul, a partir da visão Guarani sobre o universo. Criada em parceria com o artista indígena Xadalu Tupã Jekupé, as peças nos trazem a mensagem de que, apesar dos desafios, as raízes fortalecem a caminhada ao nos conectar com a origem da nossa essência.

DenisonFagundes_Xadalu-347_edited.jpg

Fotografia: Denison Fagundes

Xadalu Tupã Jekupé, nascido em 1985 na cidade de Alegrete (RS), utiliza serigrafia, pintura e fotografia para refletir sobre o contraponto entre as culturas indígena e ocidental nas cidades por meio da arte urbana.

Suas obras, resultado de vivências nas aldeias e conversas com líderes indígenas, funcionam como uma poderosa ferramenta contra o apagamento das culturas indígenas no Rio Grande do Sul.

O diálogo e a integração com a comunidade Guarani Mbyá permitiram ao artista o resgate e reconhecimento da própria ancestralidade. Dessa forma, foi espiritualmente batizado Tupã Jekupé no ritual de nomeação Nhemongarai pelo cacique Karai Tataendy Ocã.
 

"Somos territórios flutuantes, por onde vamos carregamos um pouco do território que nos fortalece e deixamos um pouco daquilo que somos"

Xadalu

Moda + Responsável
As peças da Coleção são feitas a partir de matérias-primas e/ou processos de produção que geram menos impacto para o meio ambiente, confira:

icons -10.png

Fibras naturais que se decompõem mais facilmente na natureza

icons -8.png

Produção sem o uso de produtos químicos que possam prejudicar a saúde das pessoas e o meio ambiente

icons -9.png

Menor consumo de água
no processo produtivo 

icons -11.png

Estampas digitais reduzem a quantidade de resíduos e poluentes durante o processo de produção

Terra e Força foi criada a partir da união de três elementos capazes de resumir nossas histórias de vida: tempo, memória e espaço. Xadalu buscou trazer esse conceito através da estética e da imagem da cultura indígena que ainda está viva nas aldeias e nos registros.

Cada estampa apresentada nesta coleção é uma adaptação de obras do artista.
Confira os significados:

5.jpg

Florescer
"Florescer", inspirada na cosmologia guarani sobre a criação do primeiro mundo, simboliza renovação e resistência após tempos difíceis no Rio Grande do Sul. Como a fé que floresce em meio à escuridão e dá início a novos tempos. Busca o entendimento que reconstruir faz parte dos processos da caminhada e nos fortalece.

"Caminhada bonita no caminho bonito na terra dos desafios

A caminhada é difícil, mas bonita, tem que saber sorrir e saber viver

Viver para entender o quanto são importantes os desafios que fazem a gente crescer

Que o sol ilumine teu coração na caminhada da vida que busca o bem viver"

bottom of page